O FILHO DO MUNDO


Um pequeno conto cotidianista
Baseado em histórias não tão irreais


- Pastor Jerônimus, faz-me rir... – grita aos gargalhos, o jovem Thiago. - Não é possível conciliar o mundo de hoje com a tua visão, o senhor parou no tempo com sua lista moral, de interpretação insustentável – esbraveja Thiago, gesticulando suas mãos.
Numa cidade do interior de São Paulo, o pastor de jovens, Jerônimus, tenta convencer Thiago a retornar para a igreja evangélica, a pedido de sua cobiçada mãe; “irmã Estela” - viúva e de belas curvas -, sonho de consumo do pastor.
- Thiago, isso é rebeldia! Deus não se agrada de quem se rebela! Prometo que se você voltar, darei seu cargo de volta. Quando você toca aquele teclado, saem fogos de seus dedos! – arremata com “maestria” o pobre pastor acuado.
- Menino, senta e escute o pastor, respeita o homem de Deus! Você quer que caia uma maldição sobre você? Amanhã é dia de vestibular, vai perder a bênção? Menino ingrato! – grita a irmã Estela da cozinha, onde prepara um manjar dos deuses para ser vendido na cantina da igreja. – Você nunca se perguntou o porquê de sua tosse que não pára? Hein? Como seu pai faz falta! Você iria amarrado para a casa de Deus!
- Era só o que me faltava, Deus mandar castigo! Onde vocês leram isso?
- Só cego que não vê, menino, lembra da dona Camélia? Teve a perna amputada depois de atrasar os dízimos!
- Calma irmã Estela, talvez o que aconteceu com a irmã Camélia não tenha sido castigo. Temos que pedir discernimentos para Deus a fim de obter uma resposta. Lembre-se que Deus é misericórdia. Porém Thiago, você não lê a Bíblia? Castigo é bíblico viu? Ezequiel disse “E porei fogo no Egito; Sim terá grande dor, e Nó será fendida, e Nofe terá angústias cotidianas.” – o pastor faz uma cara de autoridade como se tivesse fendido a terra e rasgado o mar – não vês que o nosso Deus É O SENHOR DOS EXÉRCITOS, que abate o exaltado e nos coloca em lugar de honra?
Irmã Estela, coloca o pano de prato no ombro, entra na sala e diz:
- Pastor, a culpa é desses rabos de saia que levaram meu filho pro mundo. Esse menino só quer saber de balada e de música mundana! Só escuta essa... Gagá... Lady Gagá, pastor! 
- Mããe, não vamos brigar, ok? A senhora mandou o pastor vir falar comigo e eu topei recebê-lo, agora a senhora podia me poupar, pelo menos hoje, da ladainha de todo os dias! Posso continuar a conversa com o pastor? – indaga a menino com sua orelha vermelha. - Pastor o senhor tem certeza que isso é suficiente para pregar que Deus se vinga ou castiga? Pelas barbas dos teus profetas, nem nas festas privadas do carnaval carioca eu ouvi tamanha blasfêmia!
- Menino do céu! Por onde você anda?!? – interrompe sua mãe, batendo com o pano de prato na cabeça de Thiago.
- Calma irmã, não perca o rebolado, irmã! A mulher sábia edifica sua casa! 

- Esse menino está freqüentando a casa do diabo, pastor!
- Mãe, a senhora me viu saindo desta cidade esquecida para pular carnaval no Rio de Janeiro? É só um modo e dizer, mãe! E outra coisa, pastor, Moisés disse “Não usem roupas feitas com dois tipos de tecidos” e “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas das barbas”. Então, o senhor está em pecado, pastor, Deus vai castiga-lo! Por que o senhor não consegue comprar um carro melhor? Porque o castigo de Deus para sua vida é este fusca velho que o senhor tem! Por que o senhor vive se lamentando de não poder comer mais açúcar? Castigo! Por que sua casa tem goteira? Castigo!! E na melhor hipótese, vamos orar para pedir discernimento, né pastor? Vamos confirmar se isso é castigo da pobreza ou apenas pobreza!
- Thiago, vá pro seu quarto! Agora!
- Thiago, não dá para conversar com você, você é radical e está com a mente virada pro mundo!
- Pastor, os teus julgamentos só servem pros outros? Não gosta do sabor do seu veneno? O senhor vem na minha casa querendo dizer que Deus está triste comigo e que poderei ser castigado por ele e não toma para si a mesma medida de julgo? O senhor está em pecado, lembre-se! Pois nem barba o senhor tem!!
O pastor contrariado, não conseguindo olhar mais nos olhos de ninguém de tanto nervoso, despede-se dos dois, abre a porta e saiu esfumaçando pelo caminho, pisando no cocô de um vira-lata qualquer.
O menino do mundo corre até a porta, vê aquela cena enfezada e grita:
- Pastor, olha aí a confirmação do teu castigo!

Nenhum comentário: