Pastores neopentecostais

“...CERULLO, MALAFAIA, MACEDO, VALDOMIRO, TERRA NOVA, CASAL HERNANDES, BENNY HINN, MIKE MURDOCK, CREFLO DOLLAR, KENNETH HAGIN...”

Não é de hoje que as indecorosas atitudes de certos pastores vêm sendo denunciadas em sites, textos, vídeos e etecéteras. Mas é de hoje, para alguns, a percepção de que realmente o que sempre se falava era fato. Por que quando em tempos remotos se falava, não deram créditos?
Sem titubear, digo que o maior sintoma daquele que cauterizou sua mente com a falta de sabedoria é a indiferença, é o anestesiamento, é a síndrome do ‘não julgais para não ser julgado’. Não são poucos os que discordam com as posturas daqueles que sempre denunciaram as facinoracidades desde o seu início e que sempre foram vistos como insurgentes contra a igreja. Como se a ‘astúcia da serpente’, não fosse uma recomendação de Jesus aos seus filhos em relação aos pseudo-homens-de-Deus.

Há ovelha que acha que para continuar sendo ovelha, é preciso se emburrecer, emudecer e se encolher diante da frugalidade da verdade, da clareza, da diafaneidade, da análise. Há ovelha que tem fé em Deus e fé nos Homens, sendo que a fé nos Homens é culto, é idolatria. Há ovelha que só deixa de ter fé em alguém, quando vê o seu totem com uma arma em cima do púlpito, rendendo seus devotos. Enquanto ele não fizer isso e ficar fazendo campanha, ‘mexendo com o psicológico’, tocando no cerne da ferida, da dívida, da desilusão amorosa, da doença, teremos sempre os que proferirão o ‘não toqueis no meu ungido’ ou ‘você não tem fé’ ou ‘o diabo está furioso com o meu pastor beltrano’.

É assim que vive nossa humanidade. Queimam milhares em praça pública e depois se convence que os mártires tinham razão. Tem gente que não tem a mínima percepção do que seja um fruto podre que está no ‘pé’. Tem que comer e se definhar na má digestão para que se convença de que o fruto sempre foi podre. Infelizmente, tem fruto que não vem com placa indicativa, porém o seu cheiro e forma já dizem tudo e diz mais do que se tivesse uma placa. Pena que tem gente que adora se envenenar para depois se convencer do seu engano e essa disposição de envenenamento é impulsionado por ignorância ou por uma tentativa de domesticar a Deus para atender suas petições. E o mais grave é que até mesmo muitos que descobrem que o fruto é nocivo, continuam sem saber o que é evangelho, perseverando em crer segundo o que aprendeu e barganhou a vida inteira.

Como disse Jesus:
- muitos erram por não conhecer as escrituras;
- outros por achar que dela vem à vida eterna (que a escritura não apenas testifica, porém é elevada a quadrinidade);
- outros por interpretá-las levianamente.

E assim, muitos serão cúmplices às atrocidades religiosas por pura ignorância e anestesiamento da vida e da coerência. E quando assistir um mero vídeo no youtube revelando alguns podres corriqueiros, estes ficam perplexos – ‘nossa, como não vi isso?” A vida inteira e toda a vida apontaram para o engodo dos tais, porém um mero vídeo do youtube ou da rede Globo ganham representação da ‘voz da verdade’. Nomeiam os tais veiculações de informação como os profetas dos últimos tempos como se fossem profetas de boas intenções sem comprometimentos com oportunismos. Ledo engano!

Pode-se matar a raiz do problema (o que não vai acontecer) – o legado dos exploradores da fé -, porém já é tarde demais, pois todo o seu veneno - em forma de liturgia, entendimento a cerca do evangelho e estratégia - já foi semeado em muitas teologias, pastores e igrejas a fora.

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos;
portanto, sede prudentes como
as serpentes e inofensivos como as pombas.” Jesus

Quem entende o evangelho, não vive digladiando com os falsos mestres, porém não se acomoda como presa fácil daqueles que vêm para roubar em vias do estupro da mensagem do evangelho de Jesus.

“...Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas,
agitados por qualquer sopro de doutrina,
ao capricho da malignidade dos homens
e de seus artifícios enganadores”. Paulo

Nenhum comentário: