Quem são os salvos?

Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.

(Trecho de Jesus falando a homens que tinham as Escrituras como salvador, um “outro” deus)

Mas afinal, quem salva e quem são os salvos? Os que lêem a bíblia? Os chamados crentes “bíblias”? Quem dá a vida eterna?
Sem delongas, postarei o que eu e “um pastor de almas” conversamos até a madrugada. (Entende-se por pastor, aquele que faz jus ao significado da palavra, um amigo que cuida segundo o Evangelho, cheio desta Boa-Nova e totalmente desprendido do significado moderno: detentor de poderes e riqueza ilícita, xerife e etc.)

Em Jesus, enxergamos que Deus é o salvador da humanidade. Não quero, agora, refletir sobre “como”, mas apenas, “quem são”, os salvos.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Tiago, um bom filho do reino, fala sobre a religião, que ao invés de ser algo que liga o Homem a Deus, liga o Homem com o próprio Homem, quando ele fala que a “religião de Deus” se dá no cuidado do Homem para com o próprio Homem. Homem cuidando do Homem. Deus é a própria coroa destes. É o que Tiago diz.

Mateus, outro filho do reino diz: (Mateus 10) - e se alguém der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos...
(Mateus 19) - quer vida eterna? vá, venda os seus bens e dá aos pobres...
(Mateus 25) - Jesus afirma que os salvos são aqueles que lhe deram de comer, beber, que cuidaram das enfermidades, que visitaram na prisão e que acolheram os desabrigados. E os "candidatos ao inferno," são os que nada fizeram nesse sentido.

Obviamente que fazer boa ação para ser salvo (outro dia a gente fala sobre o “como ser salvo”), não implica em salvação, porém Jesus, Thiago e Mateus deixam bem claro que quem é salvo pratica a caridade e terno cuidado a todos como muito amor, intensidade, insistência, lágrima, demonstrações de afetos, carinhos amistosos e puros e livre de segundas intenções.

Quando verdes alguém com um coração boníssimo, não te apresses a julgá-lo por causa de uma questão humano-religiosa.

É melhor “errar ou acertar” “achando” que “fulano vai pro céu” do que afirmar, inexoravelmente, que fulano não vai por causa da questão humano-religiosa.

Quando olhamos para o fruto, não sabemos a proveniência da raiz. Deus sabe! E o único achismo que prevalece sem ser pecado, é aquele que não carrega rancor e candidatura ao inferno. Se porventura você estiver enganado em relação a alguém, o máximo você ouvirá de Deus: “Não filhote, você se enganou, fulano fazia bondade, mas não me enganava. Eu observei o intento escondido no coração dele”.

Que possamos viver sem determinar quem são os não-salvos. Que possamos esperançar salvação em gente que são condenadas a danação por outras pessoas.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã – Tiago, acertadamente, diz!

Em tempo:

Quem afirma que fulano é salvo, pode acertar ou incorrer em ser ingênuo. Quem afirma que fulano não é um salvo, pode acertar ou incorrer em ser ignorante, sectário, juiz, fariseu, hipócrita, ou até mesmo, um filho da perdição.

Quem são os salvos?

Deus sabe e tenho minhas impressões, e tenho em vidas como as de Tiago, Mateus, Paulo e etc. . .

Nenhum comentário: