A HUMANA TRAGÉDIA


Dentro da eternidade divina, Deus cria o tempo, o espaço e o firmamento para abrigar uma criatura distinta e evolutiva. Sua criação é singular! Ela é dotada de inteligência criativa, sentimentos indescritíveis, manifestações latentes tanto coletivamente (inconsciência coletiva e consciência coletiva) como individualmente, dotada da capacidade de gerar vida inteligente conforme a união dos gametas e etecéteras. Sua criação age interligada evidenciando um ciclo evolutivo, reciclável e sustentável. Com a queda humana, tudo permanece, porém, tudo se desvirtua. A criatura carrega pra si um mal que a faz viver em várzea de lagrima, dor, suor e pecado. A criação sofre da perda da sintonia, do eixo equilibrável e começa a receber em suas veias, o líquido da morte, que desarranja a unidade entre o Homem a planeta habitável.

Romanos: 8:19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Romanos:8:20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
Romanos:
8:21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Romanos: 8:22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
Romanos:
8:23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.

Nota-se que Paulo não cita a criatura (somente no versículo 8:23) ele cita a criação, ou seja, a implicação da quebra da “correia dentada” que circunflexa o equilíbrio, sendo o Homem, o responsável pela ruína. A criatura cai e, por conseguinte desequilibra a criação. Leia o seguinte trecho articulado pelo cientista James Lovelock:

"O espectro completo de vida na Terra, de baleias a vírus e de olmos a algas podem ser vistas como partes constitutivas de uma entidade vivente única capaz de manter a composição da atmosfera da Terra adequada a suas necessidades gerais e dotada de faculdades e poderes maiores que a aquelas das suas partes constivas ... [ *Gaia pode ser definida como] um ente complexo que inclui a biosfera terrestre, atmosfera, oceanos, e solo; e a totalidade estabelecendo um mecanismo auto-regulador de sistemas cibernéticos com a finalidade de procurar um ambiente físico e químico ótimo para a vida no planeta."

"Até que ponto nossa inteligência coletiva é também uma parte de Gaia? Será que os humanos, como espécie, constituem um sistema nervoso de Gaia e que uma mente pode conscientemente antecipar mudanças no meio ambiente? Gaia, como um ser planetário, tem propriedades que não são necessariamente discerníveis se continuamos nosso enfoque de ver apenas as partes do sistema sem pensar nas suas interconexões. Não veremos as propriedades de Gaia apenas conhecendo espécies individuais ou populações de indivíduos vivendo juntos ... Especificamente, a Hipótese Gaia diz que a temperatura, oxidação, estado, acidez, e certos aspectos das rochas e das águas são mantidas constantes, e que esta homeostase é mantida por meio de processos intensos de de retro-alimentação, operados automaticamente e inconscientemente pela *biota."

*Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos.*Gaia é uma tese que sustenta ser o planeta Terra um ser vivo e que afirma que ela se comunica e se co-relaciona com tudo o que há.
Tendo posto estas coisas, reitero as palavras de Paulo quando depositam em Deus toda a esperança de uma metamorfose cósmica da criação (novo céu e uma nova terra) e uma corpórea da criatura para uma eternidade com Ele. Enquanto só temos vislumbres disto tudo, não podemos agir como se vivêssemos antes da queda ou depois das ditas metamorfoses. Quem assim age, é autodesmascarado pela sua própria natureza, pois não existe a “exceção suprema”, que compreende uma natureza imaculada. Quem pode se autogabar e fixar em sua testa o seguinte trecho de Levítico, tendo como princípio o autoimaculidade?
Levítico: 21:17...Ninguém dentre os teus descendentes, por todas as suas gerações, que tiver defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
Levítico: 21:18 Pois nenhum homem que tiver algum defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
Levítico: 21:19 ou homem que tiver o pé quebrado, ou a mão quebrada,
Levítico: 21:20 ou for corcunda, ou anão, ou que tiver belida, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo lesado;

Ou quem pode perguntar:
João: 9:1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
João: 9:2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Quem pode julgar-se melhor? Quem pode se achar perfeito, intacto? A quem apetece afirmar que a natureza de fulano é “desconfigurada”? Por acaso “natureza configurada” existe? Nesse contexto corrompido, cabe a nós assumirmos a culpa coletiva, arremessarmos na cruz, ajudar uns aos outros e esperamos o dia da transformação final. Não façamos que nem os discípulos que buscaram um culpado. A culpa é coletiva – todos pagam ou Cristo paga. Deus é tão bom que já fez isso antes mesmo da criação – morreu antes de tudo existir. Tudo, Nele, já está consumado, tanto a imolação como o equilíbrio de todas as coisas. Basta essa simultaneidade Dele chegar em nossa sucessividade que começa em um ponto da eternidade e termina em outro ponto da eternidade. Nesta cadeia de coletividade da inconsciência, geradora do mal e bem comum, involuntariamente e a coletividade da consciência, geradora de construções organizacionalmente, falidas e patéticas, somos remetidos a uma situação caótica entre nós e o nosso habitat. Este rompimento é o nosso Apocalipse – O Homem que se distancia de Deus e que estupra o seu próprio meio-ambiente. Esquecemos que o Homem e a Terra são seres siameses! Matamos a nós mesmos!

Deus nos acuda!


Abraços!

Nenhum comentário: