Judas: No Céu ou no inferno?

Ó Judas, Judas, Judas!
Tua fama é cruel;
Teu fracasso foi imortalizado;
Condenaram-te ao inferno;

Pois devestes pagar por ter traído o próprio Deus;
Quem ousaria trair o mestre? Ó homem desalmado!
Sua implacabilidade matou Deus;
Sua cegueira impediu de ver Deus como Deus;

Você o viu como uma fonte só pra si;
O vendeu, porque, você poderia receber 30 moedas de pratas;
Você desmantelou Jesus;
Não o deixou envelhecer conosco;

Jesus não provou da sabedoria das cãs de sua velhice;
Ó Judas, o que você fez?
Antecipou o sacrifício Dele por nós;
O teu suicídio é a tua própria condenação!


Somos cruéis! Invalidamos a salvação de Judas! Invalidamos e sempre invalidaremos, segundo o nosso entendimento. O pecado de Judas não é diferente do nosso pecado e mesmo assim, abominamos sua atitude em trair Jesus. Quem nunca traiu, atire a primeira pedra? Um dos nossos grandes erros é mandar todos os que suicidam, para o inferno. Por que deveríamos assim o fazer? Mandamos para o inferno porque entendemos que o suicida não tem tempo de pedir perdão. Ora, isto é a maior discrepância que podemos encontrar nos conceitos que se tem a respeito de suicídio. Deus jamais rejeita os seus filhos que uma vez decidiram segui-lo. Quem pensa que só será salvo aquele que conseguir “pedir perdão” de todos os seus pecados, está enganado, até mesmo porque:

- Ninguém lembra de todos os pecados cometidos;
- Pecamos sem saber que pecamos;
- Corremos o risco, por sermos seres humanos, em encontrarmos completamente envolvidos, por diversas circunstâncias, em caóticas situações que leva ao Homem agir descontroladamente.

Nossos pecados são incontáveis. Devemos, sempre, evitar pecar, mas ninguém deixará de pecar enquanto viver. Deus não contabiliza os pecados e vai perdoando um a um, conforme o Homem for se retratando dos seus erros um a um. Santidade não é não pecar. Santidade é estar nos pés de Cristo desfrutando do perdão Dele e caminhando para ser como Ele, ou seja, viver sendo perdoado quando, realmente, haver uma entrega a Deus. Santidade é optar por estar com Cristo e tendo a certeza que se pecar, Deus não o levará em consideração, pois Ele sabe que o Homem só aprende quando cai. E cai, porque é a tendência mais natural do Homem!

Há verdadeiros filhos de Deus, que passarão a vida inteira lutando para desvencilhar dos pecados que o atrai, há aqueles que somente desvencilharão com a ajuda do próximo, há aqueles que se autodesvencilham com uma profunda busca através da oração e meditação, há aqueles que superam fácil e, finalmente, há aqueles que morrem mergulhados em situações caóticas onde há perda de ânimo e perda do mínimo de autocontrole. Todas essas situações têm como pano de fundo, algo que desagrada a Deus, ou seja, desagrada a si e ao próximo. Mas em todas as situações, Deus se compadece e releva porque Ele sabe que seus filhos, muitas vezes, travaram verdadeiras guerras interiores na tentativa de não ceder aos prazeres egoístas e irresponsáveis.

O clímax que leva alguém a se matar, é muito intrínseco, não me cabe dizer que tal pessoa se matou por nada e também não tenho o direito de compreender que tal pessoa assinou sua sentença ao inferno. Deus conhece todas as coisas. Ele não rejeita o ser que está em seu Caminho, mas, por causa, da perda de controle, totalmente humana, resolve dar cabo a sua própria vida. Se suicídio fosse passaporte para o inferno (por não ter “tempo de se arrepender”), qualquer pecado que anteceder uma morte( sem ter “tempo de pedir perdão”), como uma simples mentira, também será o pecado da tua própria condenação!

Não malhe Judas e nem afirme que ele está no inferno, pois talvez, quem estará no inferno, seja você com a sua “preciosa” língua, que na verdade, te impediu de andar no Caminho. Tu descobrirás que andantes num outro caminho, com a bíblia debaixo do braço e a harpa cristã do outro, afirmando “Só o Senhor é Deus”, marchando por Cristo, num caminho que é o caminho da perdição!

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou", Efésios 4:32

3 comentários:

Felipe Fanuel disse...

Olá Moisés,
Prazer em conhecê-lo. Interessante sua postagem. Esse Judas é um verdadeiro osso na garganta dos cristãos. Realmente ninguém sabe precisar a razão pela qual esse camarada está enfiado na história cristã. A recente celeuma em torno do "evangelho de Judas" — e não evangelho "segundo" Judas — criou uma certa interrogação em todo o mundo quanto ao papel deste discípulo. É fácil condená-lo novamente ao ostracismo que sempre tem recebido na história cristã, difícil é aceitar o fato de ele representar a antítese do cristianismo. Sim! Nele encontramo-nos, porque ele simboliza a ameaça do não-ser. Cada vez que o enxergo, não há como não ver a mim mesmo. Talvez por isso que o livro "apócrifo" revele-nos que um dia ele será reconhecido por outra "geração" de maneira diferenciada. Aliás, tudo o que não é legitimado por nossas autoridades carrega um pouco daquilo que não queremos encarar como deveríamos. O Judas canonizado já nos ensina muito, mas o Judas pseudo-epigráfico certamente tem muito a nos falar. Leiamos também o evangelho dele cada vez que estivermos dispostos a atirar a primeira pedra nele — ou em qualquer outro.

Anônimo disse...

Ola irmão Moisés,

Concordo 100% em suas palavras concernente a Judas. Pois creio que em um primeira instância ele foi parar nas profundezas. Pois Jesus tambem o chamou filho do Diabo e vemos tambem outras passagens onde se menciona a perdição de Judas no entanto Judas morreu primeiro que Jesus e o Senhor nos 3 dias que esteve ausente a biblia nos informa que ele foi pregar aos espiritos em prisão desde o inicio e se menciona os que nao entraram na Arca de Noé nisto eu tambem concluo que Judas teve a chance nestes 3 dias que Jesus esteve pregando aos espiritos a chance de se converter. A palavra nos dias que ele levou para os altos o cativo que estava no cativeiro ou seja Judas pode ser um dos cativos aqui. A verdade é que não devemos viver uma vida rebelde e pecadora mas por um outro lado não podemos invalidar da força e o poder de Deus e sua salvação maravilhosa. Deus o abençoe.
Pr Max Lima

Professor Wesley disse...

amigo gostei mto do seu texto inclusive vou postalo em meu blog, claro que com as devidas referencias inclusive indicando seu blog. obrigado pela bela reflexao